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Writer's pictureClarissa Santiago

Mensagens ativas pelo WhatsApp Business API

É possível enviar, pelo WhatsApp, mensagens ativas para os clientes e de acordo com a LGPD. Assim é possível tornar as marcas e clientes cada vez mais próximos!

Recentemente o WhatsApp Inc, anunciou uma novidade muito importante para o Business API: é possível enviar para os clientes mensagens ativas em conformidade com a LGPD.

A atualização visa aumentar o poder de conexão, aprimorar a qualidade da interação entre marcas e clientes, e tornar a experiência dos usuários cada vez melhor, por isso, antes de disparar um conteúdo é preciso da aprovação do WhatsApp, e os templates de mensagens serão avaliados de acordo com suas regras.

Funciona assim:

A empresa só pode entrar em contato através de uma notificação ativa, caso o cliente adicione o número espontaneamente em seu WhatsApp e aceite receber mensagens da marca por este canal, ou seja, é preciso ter o opt-in para realizar o contato.

  • Autorização

A experiência do cliente vem sempre em primeiro lugar, mais um motivo para evitar de toda forma ser invasivo. No caso das mensagens ativas é preciso estar seguro de que o cliente autorizou aquele contato.

Todos fogem de SPAM, SMS e outros tipos de notificações desnecessárias e não autorizadas que poluem suas caixas de e-mail e celulares. Aí entra o opt-in, uma forma do usuário manifestar que concorda com o recebimento das mensagens, através de uma verificação (ex: sim ou não) e assim indica à base de dados da empresa que gostaria de receber informações por ela enviadas.

Para obter o opt-in é só pedir ao cliente que autorize receber mensagens. Aqueles que tiverem interesse em ter informações vindas da empresa irão aceitar, e aí um contato direto (e estreito) será estabelecido.

Através desta autorização, serão contempladas as regras da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, em vigência desde 2020.

  • Templates

Como já dissemos, os templates devem ser aprovados pelo Facebook (Meta), dono do WhatsApp, antes de serem disparados. Todos os templates devem seguir os Termos e Políticas do WhatsApp, que avalia, autoriza ou recusa a mensagem. O WhatsApp tem até 24 horas para avaliar e aprovar, no entanto, a resposta pode ser rápida, até mesmo em poucos minutos.

A confecção do template deve levar em consideração a estratégia, tom de voz da marca e sempre privilegiar a melhor experiência do usuário com informação assertiva e relevante.

E mesmo necessitando dessa avaliação, os templates trazem diversas possibilidades de personalização da mensagem.

  • Imagem, vídeo, PDFs e botões

Cada template pode conter imagens, vídeos e documentos em PDF com os conteúdos da marca tornando a mensagem mais atrativa, rica e detalhada. Além disso é possível inserir até 3 botões com limite de 20 caracteres que também irão ajudar na experiência.

  • Variáveis {{ }}

Com as variáveis é possível tornar a comunicação ainda mais personalizada inserindo, por exemplo, nome, localização e outras informações. As variáveis podem ser relacionadas a dados demográficos, de contato, de perfil do cliente, mas também dados situacionais que podem ser atualizados em tempo real. Exemplo: o status de um voo, ou de uma compra.

Na Guide121, as marcas podem utilizar qualquer TAG atribuída a um contato como variável e essa possibilidade eleva o nível de personalização, aumenta a agilidade e contribui para a presença da marca durante toda a jornada.

  • TAGS 🏷

O grande objetivo de toda equipe de vendas, marketing, também de quem trabalha com a experiência do usuário, é segmentar a comunicação a ponto do cliente se sentir único. Através das Tags é possível personalizar a experiência em um nível individual.As TAGS registram e organizam informações relevantes do cliente, sobre suas preferências e necessidades, além de informações relevantes sobre a experiência de compra (atualizações sobre a reserva, produto, serviço, etc.).

É possível inserir uma Tag ou mais Tags ao contato como, por exemplo o aeroporto, e através da condição (Igual ou maior que, por exemplo) filtrar datas e horários.

Assim, como na imagem abaixo, é possível avisar clientes que o voo irá atrasar e indicar um novo horário.

Nós utilizamos TAGS em 3 pilares importantes:

  1. Para personalizar a experiência tanto no fluxo conversacional quanto nas mensagens ativas;

  2. Para segmentar o envio de mensagens ativas;

  3. Para analisar dados e segmentar métricas de acordo com dados específicos dos clientes.

  • Comunique-se diretamente com o cliente

Com as mensagens ativas é possível gerar um canal direto de comunicação com o cliente de forma simples e altamente personalizada.

Os clientes da Guide121 têm acesso a essa super funcionalidade que aproxima ainda mais marcas e usuários. Se ainda não é cliente, entre em contato com a nossa equipe e conheça essas e outras formas de oferecer as melhores experiências.

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