Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual, onde é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais. A Libras é um meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436.
Muito se pensa que a Libras é uma linguagem universal, porém, cada país possui seus próprios sinais, relacionada com sua língua principal, como por exemplo em Portugal que utilizam a LGP, sigla para Língua Gestual Portuguesa, ou também Estados Unidos que fazem o uso da ASL, sigla para American Signal Language.
De acordo com pesquisas do IBGE, no Brasil, aproximadamente 5% da população possui algum nível de surdez, cerca de 10 milhões de pessoas, e deste total, 2,7 milhões não ouvem nada.
Dentre os diversos desafios enfrentados, a comunicação é um dos principais obstáculos para a população surda. A Libras é a língua oficial no Brasil, porém ainda é pouco difundida. Muitos estabelecimentos ou instituições não estão preparados para o atendimento acessível.
Então como possibilitar a comunicação usando Libras?
No mundo da hotelaria, os principais canais de comunicação entre o hóspede e o hotel, são o telefone e o próprio balcão da recepção. O telefone, na sua essência, já não consegue atender a necessidade do cliente. Já no balcão da recepção, caso não tenha atendentes fluentes em Libras, o atendente não poderá atender, ou talvez possa conseguir, mas com bastante dificuldade.
Atualmente encontramos aplicativos gratuitos para auxiliar na comunicação. Por exemplo, um app para a transcrição de áudio onde é inserido o texto e retorna com a interpretação em Libras.
Formas de incluir a acessibilidade nas empresas é o que não falta, basta algumas pesquisas rápidas buscando soluções inteligentes de interações, sempre pensando no próximo!
Comments